quarta-feira, 9 de novembro de 2011

This Film Is Not Yet Rated

Olá pessoal!
estou aqui para mostrar um documentário que assisti recentemente. "This Film Is Not Yet Rated" é de 2006 e foi dirigido por Kirby Dick. Basicamente, esse filme discute e questiona a política utilizada pela Motion Picture Association of America (MPAA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Motion_Picture_Association_of_America) para a classificação etária dos filmes americanos e como isso afeta a cultura dos EUA. É interessante pois nos força a pensar o porquê de um filme receber a classificação NC-17 e outro receber um R, por exemplo. Para melhor entendermos:

* Os filme são classificados em 5 categorias: G(eneral), P(arental)G(uidance), PG-13, R(estricted), N(o)C(hildren)-17.
* G: todas as idades são permitidas. Equivale a nossa classificação Livre;
* PG: merece atenção dos pais. Algumas cenas podem não ser adequadas para crianças;
* PG-13: não recomendado para menores de 13 anos;
* R: menores de 17 anos dever ser acompanhados dos pais ou responsáveis;
* NC-17: proibido para menores de 17 anos.

Entre as discussões a cerca dessa classificação, o diretor questiona: por que alguns filmes com cenas de sexo heterossexual recebem classificação R e outros com cenas sexuais homossexuais recebem NC-17? Por que cenas que mostram uma mulher tendo prazer em determinada situação são mais censuradas do que quando são homens (ele mostra o exemplo do filme American Pie, que recebeu R, e do filme Meninos Não Choram, que recebeu NC-17)? Além disso, ele mostra como os filmes com forte apelo a violência são mais aceitos que os com apelo sexual.

E ao final fica evidente como um falso moralismo americano está muito presente na sociedade e como a mídia é uma enorme ferramenta de disseminação.

http://en.wikipedia.org/wiki/This_Film_Is_Not_Yet_Rated

Até mais!

Um comentário:

César disse...

Gilberto, aproveitei o feriadão e vi o documentário. Achei o máximo e chorei de rir com o "tipão" das investigadoras. Me pareceu meio programa do Ratinho, hauahuuhuhuuhahauh. Valeu pela dica.