quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Execução


<
Fotógrafo: Eddie Adams (1933 – 2004)
Eddie Adams foi um grande fotojornalista que se notabilizou por trabalhar em guerras. A foto escolhida, inclusive, lhe rendeu um prêmio Pulitzer.
Numa analogia com as reflexões levadas a cabo por Roland Barthes em “A câmara clara” , pode-se destacar na imagem a visível presença da morte . Tal presença está em evidência em três níveis : na lente do fotógrafo ao “prender” a imagem para sempre no papel ; a morte do vietcong alvejado pela arma ; e por fim a morte do próprio general retratado , dado que a veiculação da imagem permitiu sua identificação em um momento posterior , quando o vietnã do Norte tomou o Sul , executando os antigos líderes pró- Estados Unidos.
Outro ponto que merece destaque é o local onde se deu a execução. Olhando a imagem notamos que tudo ocorreu no “meio da rua”, ou seja, em um local com grande visibilidade e trânsito de pessoas (inclusive notamos algumas ao fundo da imagem). Isso pode fazer surgir algumas questões. Como estas outras pessoas reagiram na hora do disparo? O que aconteceu com o corpo, foi retirado ou ficou lá mesmo? Será que o rapaz assassinado tinha alguém para se importar com a sua morte? Infelizmente, acreditamos que estas dúvidas nunca serão solucionadas.

Para mais informações sobre Eddie Adams , descobrimos um documentário , disponível em partes no youtube , chamado “Un Unlikely Weapon”.

Um comentário:

Gabriel Moralez disse...

Só pra confirmar que o fotógrafo Eddie Adams foi trabalhado por César Augusto e Gabriel Moralez