
Félix Nadar, Marie Laurent, 1856, Biblioteca Nacional da França
20 x 16,2 cm, oval
Apresentação do Fotógrafo
Félix Nadar, pseudônimo de Gaspard-Félix Tournachon. Lyon, 1820 – Paris, 1910.
Em 1860, fotografou catacumbas com luz artificial, bem como os esgotos e fossas de Paris. Esteve sempre muito interessado pelas ideias mais avançadas de seu tempo em política, literatura e ciências, e foi um condutor da liberdade de expressão. Famoso por seus retratos fotográficos, em 1874 emprestou o seu estúdio para a realização da primeira exposição de pintura dos impressionistas, tendo ficado agradavelmente surpreendido com o rebuliço levantado pela apresentação da nova escola.
Fonte: http://www.fotodicas.com/biografias/nadar_gaspar_felix_tournacho.html
Comentário
O primeiro a se reparar é a posição inusitada da moça registrada, de costas. Podemos levar em consideração que a maioria das pinturas e fotos que trazem uma mulher de costas geralmente tem um ar de sensualidade, já que elas estão sempre com grande parte das costas despidas, preparando-se para o banho ou cenas afins, ao contrário dessa, que traz um ar solene e elegante.
Num contexto em que a foto era artigo de luxo, feita para o fotografado se ver e ser visto, é de se estranhar uma fotografia que traz o retratado de costas. A moça nos dá a impressão de querer se esconder, não se mostrar, construindo assim uma identidade diferente quando comparada com as outras poses comuns à época. Uma explicação para a pose poderia ser a de que a moça pertence a classe alta, não sendo esta, portanto, sua única foto. Vale ressaltar que o studium tem sua importância diminuída na foto, já que nos parece que o fotógrafo quis voltar toda a atenção do observador para a posição da retratada, o que consequentemente torna essa mesma posição o punctum da imagem.
Por:
• Cassia Manso Maschieto
• Clarita Maria de Godoy Ferro
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