Hildegard Rosenthal (1913 - 1990)
Foto: Ladeira Porto Geral, esquina com Rua 25 de Março. São Paulo - SP. 1940.
A maioria das fotos de Hildegard são de São Paulo, documentando a arquitetura e o povo da cidade. Na procura de uma foto para a postagem, nós percebemos que ela sempre capturou momentos espontâneos, onde, aparentemente, ninguém está posando. Até que achamos essa foto. O homem com a roupa desarrumada, o rapaz com a mão no quadril, demonstrando, talvez, um cansaço, outros comendo frutas; esses elementos nos dão a impressão de que essas pessoas foram pegas desprevenidas. Mas reparem na moça comendo a fruta. Ela é a única a olhar para a fotógrafa (e para nós):
Parece que achamos nosso punctum. Pelo simples fato de ela reparar que está sendo fotografada, seu corpo parece fazer uma pose, ao contrário das outras pessoas. E o seu olhar prendeu a nossa atenção, tornando-se o foco. Mas ao olharmos mais, o punctum mudou, ou melhor, ampliou-se. Reparamos na placa pendurada no poste:
Não sabemos se foi intencional ou "pura sorte", mas parece que a placa faz alusão a própria moça. O olhar dela tão único na foto (olhar fixo em nós) vai na direção contrária a de todos os outros. Está na contra-mão.
O studium está explícito no título da foto. Ladeira Porto Geral, esquina com 25 de março. É interessante ver como um ponto da cidade tão movimentado atualmente foi no passado. Ao fundo vemos alguns grupos de pessoas andando, mas temos a impressão de ser uma rua tranquila, se comparado ao que é hoje em dia.
Procuramos no Google Maps como é a rua hoje, e achamos o ponto onde ficava essa barraca de frutas no Street View:
Procuramos no Google Maps como é a rua hoje, e achamos o ponto onde ficava essa barraca de frutas no Street View:
Reparem nos prédios do lado esquerdo. São os mesmos da fotografia da Hildegard. Achamos que a Brilho's é o ponto onde estava a barraca de frutas. E é legal ver a mudança no vestuário das pessoas. Segue o link do Street View para poderem ver melhor: Ladeira Porto Geral
Gilberto Pereira Schneiker
Nadhiny Keteriny
Nenhum comentário:
Postar um comentário