
Essa foto, tirada por Robert Capa durante a Guerra Civil Espanhola, ficou conhecida como " A morte de um soldado legalista", pois retrara o momento exato em que o soldado é alvejado pelo tiro que lhe roubou a vida. A imagem impressiona principalmente por dois fatores: Os incríveis senso de oporunidade e velocidade apresentados pelo fotógrafo, que conseguiu captar o instante exato do tiro fatal, e a sensação de impotência e fragilidade que nos segue enquanto seres humanos. Pois naquele instante captado pelo obturador, o homem ainda vive, mas todos nós sabemos que no segundo seguinte aquele soldado já estaria morto, e que ele poderia ter sido só mais uma baixa entre as inúmeras da guerra, se não tivesse sido imortalizado pela foto, mesmo que ela retratasse seu último suspiro...
Um comentário:
Danilo, uma contribuição à tua postagem. Esta foto do Capa é muito discutida justamente pelas necessárias "oportunidade" e "velocidade" que referiste. Qual seria a possibilidade real de fotografar naquela situação? Penso: ouvir o tiro e apontar a câmera? Impossível. O soldado posar para uma foto e neste exato momento ser alvejado? Talvez. Enfim, por essas dúvidas muita gente considera essa imagem como uma "farsa". Entretanto, não é o que diz o biógrafo do fotógrafo, Richard Wheelan. Levantando uma série de indícios ele conclui que a foto teria sido feita assim mesmo, o soldado posando ou algo do tipo. A história está contada em um livro sobre o Capa (cujo nome aliás, era Endre Friedman)chamado This is War. Capa, aliás, que fez fotos incríveis no desembarque dos soldados aliados na Normandia, ataque que começou a virar o jogo da II Guerra contra os alemães. E, a partir dessas fotos,Spielberg fez a enlouquecida sequência inicial do seu filme "O resgate do Soldado Ryan". Aliás, daí vem outra história interessante: depois de fotografar e voltar ao navio, Capa mandou os 4 filmes que fez de volta à Inglaterra para serem revelados e distribuídos às agências de notícia (ele havia sido o único a registrar o desembarque). Coisas do mundo analógico, depois de revelados, os filmes foram colocados em uma estufa para secar. Como drama pouco é bobagem, o laboratorista esqueceu de retirá-los. Os filmes queimaram, sobrando apenas 11 fotogramas intactos (o q seriam 11 fotos). Ou seja, de toda aquela dramática cobertura, de 4 filmes fotografados, sobraram 11 fotos que nos possibilitam ter, hj, uma informação visual do que aconteceu então. Cheio de histórias esse Capa, não?
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