terça-feira, 11 de outubro de 2011

Futebol: Um olhar diferente!



Alice Brill Czapski, alemã nascida em Colônia no ano de 1920. Na década de 30 vem para o Brasil refugiada do Nazismo que ganhava corpo pelo território Europeu; dedicou-se além da Fotografia à pintura e ao desenho com temáticas da paisagem urbana e, inclusive, em fases posteriores de sua carreira, aproximações com o "Abstracionismo".
A princípio, o que mais nos chamou a atenção foi o fato da foto (Estádio do Pacaembu, São Paulo, SP. 1953) ser registrada por uma mulher em um ambiente predominantemente masculino. Os principais pontos a serem destacados da imagem são: vestimenta do público, isto é, o uso de ternos e gravatas, sapatos, chapéus dão um tom de formalidade àquilo que se costumava chamar de espetáculo - na voz de um grande narrador esportivo da época, Fiorri Gigliotti..."Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo."
Um segundo ponto que chama a atenção é o fato dos dois homens, que estão no primeiro plano da foto, estarem em cima de um caixote. Dito de outra forma, a pose, a sombra e o seus próprios olhares em relação a partida se diferem da multidão que está logo atrás deles, ou seja, a suposta comemoração (de um possível gol, uma falta, fim de um jogo...) da arquibancada em contraposição a imobilidade de ambos.  
Um úlitmo ponto a ser observado por nós foi o fato da presença de diferentes "tipos humanos" seja pela presença de crianças, seja pela presença de negros e vendedores do estádio. Em última palavra: a diversidade que o esporte, desde aquela época, proporciona.


Tiago de Freitas  e Maiara Maziero.

 


 

Nenhum comentário: