
Álbum: Cidade de São Paulo (1862-1863)
Título da fotografia: Rua Direita
Autoria: Militão Augusto de Azevedo
Local: São Paulo - SP
Data: 1860.
Dimensão: 14,5 X 21cm
Local: Acervo digital da Biblioteca Mário de Andrade
Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/tesouros_da_cidade/index.php?p=1096 (É necessário instalar um plugin, que permite o acesso a todo acervo virtual da Bbiblioteca Mário de Andrade)
Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) fotografou a cidade de São Paulo, no final do século XIX, a partir de diversos ângulos, o que ficou registrado principalmente no Álbum comparativo da cidade de São Paulo, onde podemos observar o mesmo lugar por meio de diferentes enquadramentos, o que fez com que suas fotografias se tornassem importantes documentos históricos.
Na fotografia acima, o que mais chama atenção é a surpresa que temos ao olhar para ela: nos deparamos com uma São Paulo que não conhecemos, mas que existe em nosso imaginário. Essa fotografia mostra que de fato aquela São Paulo existiu, mas muito mais do que isso: é uma outra São Paulo - uma cidade sem trânsito (não vemos carros), sem os prédios que cobrem quase por completo a vista e pouco movimentada (ao menos em relação à situação atual), por exemplo.
Portanto, é o deslocamento temporal que nos surpreende, que nos causa estranhamento - uma única cena da cidade de São Paulo imobilizada, obstruída, interrompida pelo fotógrafo e registrada pela fotografia.
Assim, temos aqui uma presença-ausência, para relembrar Barthes: uma São Paulo que já existiu, mas que se modificou e não existe mais; por outro lado, essa São Paulo do século XIX ainda "existe", visto que se encontra imortalizada pela fotografia de Militão.
Julia Kumpera e Ana Luiza Fazolli
Nenhum comentário:
Postar um comentário